Naveguem sem parar...

10 de nov. de 2014

Série: São Paulo em apuros ou o Brasil inteiro? #01



    Água. Qual a nossa situação no Brasil hoje em questão de água? Segundo dados da ANA (Agência Nacional das Águas), nosso país possui em media 12% da água potável do planeta, ou seja, temos muita água.
 
    A região metropolitana de São Paulo vive a maior escassez de águam em 80 anos. Há vários meses que o noticiário informa mais e mais recordes negativos no sistema Cantareira, que é nada mais nada menos que o reservatório responsável por abastecer a capital e vários municípios no entorno.
 
    Segundo Malu Ribeiro especialista em gestão de recursos hídricos e coordenadora da Rede de Águas da Fundação SOS Mata Atlântica: 

"A crise decorre de décadas de mau comportamento em relação ao uso da água e do solo, e também de uma relação cultural equivocada que nós, brasileiros, temos com os recursos naturais. Vivemos uma cultura de abundância de água. Ninguém pensa em seca em região de Mata Atlântica, que é uma área de abundância de rios, cachoeiras e florestas. Mas viemos perdendo as florestas, por meio do uso do espaço urbano de forma completamente desordenada. Isso causou dois problemas graves: concentração do consumo da água [na região metropolitana] e aumento da poluição em praticamente oito vezes. A falta de água hoje na Grande São Paulo é muito mais decorrente da poluição e do desperdício do que do clima. Os eventos climáticos extremos potencializaram a crise, mas eles não são os culpados."


    Entendemos então, que, infelizmente a maioria de nós estamos com a visão de que não existe aquecimento global e de que temos a água potável em abundando pra que economizar? E esse pensamento é o que pode levar o nosso país a entrar em colapso nacional!    
    
    Um problema sério de São Paulo é a falta de chuvas! Mas o que pode provocar chuvas? Uma das formas de provocar chuva não é fazendo oração e nem dança da chuva, mas sim tendo rios pelo estado para poder gerar umidade no ar e contribuir com o ciclo hidrológico. 


Imagem do rio poluido
Rio Tietê em 2014
    Mas como está a situação de São Paulo com seus rios? PÉSSIMA! Sabe qual o rio mais poluído do Brasil segundo pesquisadores? Tietê!!! Sim! Ele mesmo! E além de ter o primeiro lugar dessa lista de rios mais poluídos, São Paulo ainda ganha o nono lugar com o rio Paraíba do Sul! Sem contar com o Rio Pinheiros né...
    
    Então nos vem a questão: "Vale financeiramente a pena despoluir um rio como o Tietê ou Pinheiros? SEM DÚVIDA ALGUMA! Seria crime não querer despoluir!  Para cada dólar investido em saneamento básico, economiza-se de cinco a oito dólares em saúde pública. Mais de 70% das doenças de veiculação hídrica, que levam a óbitos e à ocupação de leitos de hospitais, são decorrentes de contato com a água contaminada.

Por que temos dinheiro para construir estádio de futebol para a Copa do Mundo, construir pontes estaiadas e duplicar vias da Marginal, mas não temos para despoluir o rio Tietê? São escolhas. Infelizmente, não priorizar a despoluição de rios é uma escolha feita por falta de educação para a cidadania.

Continua...

Você gostou? Então comente debata conosco, compartilhe e faça com que as pessoas do seu Facebook, Youtube, Google+ e entre outros sejam sensibilizadas!


Palavras-chave: sãopaulo,crise,seca,hídrica,são paulo, sao paulo,são,paulo,sao,blog dilapidar,solução,água,rios de sao paulo,rio,são,
←  Anterior Proxima  → Página inicial